Como arredondar um resultado numérico para cima?

por Equipe do blog

Aprenda a arredondar o resultado de uma divisão não exata para o menor número imediatamente superior e com a quantidade de casas decimais desejada, utilizando a função ARREDONDAR.PARA.CIMA().

Conheça as outras funções matemáticas de arredondamento numérico clicando aqui.

Utilizando a função ARREDONDAR.PARA.CIMA(número;casas_decimais)

A função ARREDONDAR.PARA.CIMA() aproxima um valor numérico qualquer para o menor número com a quantidade de casas decimais desejada e que seja igual ou imediatamente superior ao valor original. Para utilizá-la, você precisa informar primeiramente o valor numérico que deve ser arredondado, seguido da quantidade de casas decimais desejada.

O resultado da divisão de 40 cm por 3 é um número com infinitas casas decimais (13,33333333333333333… uma dízima periódica). Aplicando a fórmula abaixo, com duas casas decimais, você irá obter o resultado 13,34 cm, que já é uma aproximação precisa o suficiente se estiver trabalhando, por exemplo, com a unidade centímetros em seus cálculos:

=ARREDONDAR.PARA.CIMA(40/3;2)

Veja num outro exemplo abaixo que associamos alguns colaboradores a determinados projetos. Cada colaborador tem uma carga horária diária e um total de horas que precisará cumprir nos projetos propostos.

A divisão simples do total de horas de envolvimento no projeto (coluna D) pelo número de horas trabalhadas diariamente (coluna E) de cada colaborador resultará na quantidade de dias úteis necessários para conclusão das atividades atribuídas a cada pessoa nos respectivos projetos.

Observe na coluna F o resultado de cada divisão, sem aproximação de casas decimais.

Imagine agora que um gerente de projetos desejasse informar o prazo máximo em dias inteiros em que determinada etapa do projeto seria entregue. Um dia útil e meio, nesse caso, deve retornar dois dias.

Bastaria aproximar o prazo do inteiro igual ou imediatamente superior ao resultado da divisão.

Nesse caso, ele poderia aplicar a função ARREDONDAR.PARA.CIMA() para arredondar os resultados na coluna F da imagem anterior, zerando a quantidade de casas decimais necessárias, como no exemplo abaixo:

Copie daqui e substitua as células D15 e E15 pelas células desejadas e o número 0, pela quantidade de casas decimais adequadas ao seu cálculo:

=ARREDONDAR.PARA.CIMA(D15/E15;0)

Disponibilidade nos editores de planilha

A função ARREDONDAR.PARA.CIMA() está implementada no Microsoft Excel e no Planilhas Google.

RETRIBUA COMO PUDER

Você tem Instagram?

Clique aqui para me seguir no @reidasplanilhas! 😀

Compartilhe com seus contatos

Clique em uma das redes sociais abaixo para divulgar esta planilha com amigos e familiares:

Muito obrigado! 😀

Lista de marcadores

Encontre conteúdos semelhantes clicando em um dos marcadores abaixo.

Quem gostou, também leu...

Nosso blog necessita utilizar cookies para aprimorar a sua experiência e monetizar nosso conteúdo. Aceitar Saiba mais