esteira

Nova versão da planilha de acompanhamento de perda de peso (2011)

Aproveitando a inauguração de nosso mais novo site, estamos publicando uma nova versão da planilha de acompanhamento de perda de peso, uma das mais procuradas em nosso site há mais de dois anos.

Cuidar da saúde vem sendo uma preocupação de muitos de nós. E não estou falando apenas da sociedade da malhação. Às mais do que conhecidas academias, acrescentam-se também várias atividades desportivas outdoor, como passeios de trilha, corridas de rua, competições de orientação, canoagem etc., alternativas interessantes e cada vez mais acessíveis para manter o corpo e a mente saudáveis.

Para quem está acima do peso por falta de uma boa educação alimentar, além das atividades físicas, são várias as dietas passadas de colega para colega, de revista em revista, algumas vezes sem os devidos acompanhamento e orientação médicos necessários. Substitutos alimentares, rações humanas, dietas de pontos, dia da fruta etc. todo esse esforço está funcionando para você?

Então, que tal lançar sua evolução em uma planilha para acompanhamento de perda de peso com registro de exercícios aeróbicos?

A nova versão está mais simples de preencher. Foi projetada para que você até imprima e vá completando fora da tela do computador, se preferir. Ao final de cada semana, você pode lançar os resultados na planilha e acompanhar os gráficos com seu desempenho.

Gostou? Então aproveite e baixe já a sua versão.

Conheça também!
Planilha para controle de resultados e treinamentos físicos

Algumas aplicações

  • Indicada para qualquer pessoa que esteja disposta a acompanhar a variação de seu peso periodicamente, por até 12 meses, praticando exercícios aeróbicos ou através de dietas saudáveis sob orientação médica;
  • Ou, ainda, para pessoas que estejam com problemas de obesidade e correlatos — devidamente acompanhadas por médicos e demais profissionais de saúde — que gostariam de ter onde registrar os resultados de seu tratamento.

Como utilizar a planilha

A planilha de acompanhamento de perda de peso 2011 é muito simples de usar. Confira as instruções abaixo:

  1. Antes de mais nada, preencha os quatro primeiros campos (figura 1): DATA INICIAL, PESO INICIAL, PESO DESEJADO, META ATUAL. A diferença entre o campo peso desejado e a meta atual é que o primeiro diz respeito a um referencial que você deseja alcançar no médio ou longo prazos, enquanto a meta é algo que você pretende alcançar em breve;

    Figura 1 - Preenchimento de campos iniciais da planilha

    Figura 1 – Preenchimento de campos iniciais da planilha

  2. Logo abaixo dos campos iniciais, você encontrará dois gráficos: ACOMPANHAMENTO SEMANAL DA VARIAÇÃO DE PESO DIÁRIA e ACOMPANHAMENTO MENSAL DAS PESAGENS DIÁRIAS. Observe que, nos dois casos, os valores aplicados nos gráficos são médias semanais e mensais, respectivamente;
  3. No gráfico de ACOMPANHAMENTO SEMANAL DA VARIAÇÃO DE PESO DIÁRIA (figura 2), você acompanhará as variações em quilogramas (kg) para mais ou para menos. Aumentos de peso serão exibidos como barras negativas vermelhas, enquanto as perdas de peso serão verdes e positivas;

    Figura 2 - Gráfico de acompanhamento semanal da variação de peso diária

    Figura 2 – Gráfico de acompanhamento semanal da variação de peso diária

  4. Já o de ACOMPANHAMENTO MENSAL DAS PESAGENS DIÁRIAS (figura 3) exibirá o seu progresso ao longo dos meses, em relação aos referenciais configurados no início da planilha (peso inicial, peso desejado, meta atual). Ao atualizar a sua meta, a linha amarela será reposicionada nesse gráfico;
    Figura 3 - Gráfico de acompanhamento mensal das pesagens diárias

    Figura 3 – Gráfico de acompanhamento mensal das pesagens diárias

    Uma pessoa atualmente pesando 100kg e precisando perder 20kg pode colocar como primeira meta chegar aos 95kg e depois abaixar para 90kg, 85kg, 82kg etc.

  5. Os gráficos apresentados são seguidos por uma lista de 365 dias. O primeiro dia coincide com a data que você determinou no início da planilha. A partir de então, você pode alimentar os dados com apenas o seu peso diário ou preencher o histórico de campos de exercícios aeróbicos. A indicação dos campos opcionais, obrigatórios e automático está no topo do cabeçalho da lista (figura 4);

    Figura 4 - Preenchimento dos lançamentos diários de pesagens e exercícios aeróbicos

    Figura 4 – Lançamentos diários de pesagens e exercícios aeróbicos

  6. Com base no campo PESO TOTAL informado, as colunas VARIAÇÃO RELATIVA (diferença entre as pesagens) e VARIAÇÃO TOTAL (diferença entre o peso inicial e a pesagem diária) serão calculadas (figura 5).

    Figura 5 - Cálculo automático da variação relativa e variação total

    Figura 5 – Cálculo automático da variação relativa e variação total

 

Projeto Mudança Radical: acompanhamento de perda de peso

Ontem foi dia de pagar o cartão de crédito. Daí reparei que na fatura do mês estava também a última parcela da bicicleta ergométrica que compramos aqui para casa há exatos 12 meses.

Vou compartilhar com vocês que trabalho o dia todo sentado, que bebo pouca água durante o expediente e que — isso mesmo! — minhas tarefas são estressantes.

Resumindo: igual a você, preciso praticar algum tipo de exercício físico se quiser ter uma qualidade de vida melhor.

Lembro também que há 12 meses eu depositei naquela bicicleta todo o sucesso do meu grande plano de mudança radical. E acredito que você também já tenha comprado uma esteira, uma bicicleta ou até um par de tênis achando que iria simplesmente se tornar o Rocky Balboa ou a Garota de Ouro.

Talvez estivesse enganado. Bicicletas, esteiras e pares de tênis são meios, são ferramentas, para obtermos algum fim, algum objetivo, nossa meta. O que precisamos é manter a motivação até que a meta chegue e, depois, prosseguirmos para novos desafios, com a tranqüilidade de já termos conquistado sucesso no passado.

Foi pensando assim que decidi retomar o gosto pelos exercicíos (quase sempre) diários e, de maneira diferente ao que fiz no passado, preparei uma planilha para acompanhar meu desempenho e poder comemorar cada avanço.

Utilizando a planilha

reidasplanilhas-planilha-acompanhamento-perda-de-peso

Existem muitas formas de se montar uma planilha para acompanhar os resultados de um trabalho aeróbico. Então, para atender a práticos e a detalhistas, optei por disponibilizar uma planilha para 60 dias de exercícios, com os principais indicadores de desempenho aeróbico, mas com apenas três colunas de preenchimento obrigatório no dia-a-dia.

    • A planilha inicia com o preenchimento dos seguintes dados: data de início do plano, peso inicial e meta de peso corporal.

 

  • Possui ainda o registro do dia* (1) em que você praticou o exercício, o tempo (2) que conseguiu pedalar, correr, andar, a distância percorrida* (3) estimada, a quantidade de calorias perdidas (4) e o seu peso corporal* (4) ao longo do dia, após o exercício, que é usado para checar se você chegou à meta e alertar quantos gramas você perde ou acaba ganhando quando adia para amanhã o exercício que deve fazer hoje.(*) preenchimento obrigatório.

Algumas observações

    • Procure estabelecer sua meta de perda de peso com base naquela conversa que você provavelmente já teve com o seu médico, mas acabou deixando para resolver na “próxima segunda-feira” do mês:

      Dr. Walter: – João, você está precisando perder uns 4kg;
      João: – Ok, doutor. Daqui a mais 1kg eu começo…

    • Se você estava parado há muito tempo, então não force a barra no início. É mais provável você desistir da carga pesada que se impôs;

 

    • Para facilitar o acompanhamento, você pode preferir anotar os dados da semana num papel e só transportar para a planilha no domingo à tarde.

 

  • Vale lembrar: não sou médico, professor de educação física ou fisioterapeuta, e, por isso, recomendo que você procure um desses profissionais antes de iniciar o seu plano de mudança radical.

Nova versão disponível (junho/2011)

Confira também a nova versão da planilha de acompanhamento de perda de peso, publicada em nosso blog em junho/2011.