previsão

Calcule o preço de venda, as vendas mínimas e sua margem de lucro por grupos de produtos

Essa nova planilha para Gestão e empreendedorismo foi pensada para auxiliar pequenos empreendedores a descobrir qual deve ser sua meta de vendas para, no mínimo, cobrir todas as suas despesas e eventuais custos fixos, simulando o resultado final (lucro ou prejuízo) a partir de parâmetros como margem, preço de venda adotado e volume de vendas estimado.

E se você estiver precisando avaliar uma oportunidade de negócio próprio e quiser simular a diluição de despesas e/ou custos fixos entre cada grupo de produtos, a Planilha de preço de venda (markup), vendas mínimas e margem de lucro também poderá lhe ajudar bastante.

Confira abaixo os parâmetros que você poderá simular em seu planejamento de vendas mensal:

  • Total de despesas e custos fixos e a participação correspondente de cada grupo de produto;
  • Markup geral, sem margem de contribuição: inclui tributos, despesas financeiras e despesas com vendas;
  • Margem de contribuição por grupo de produtos;
  • Preço de venda adotado por grupo;
  • Vendas estimadas por grupo;

Principais funcionalidades

  • Encontre o preço de venda mínimo por grupo de produto;
  • Descubra o ponto de equilíbrio contábil (quantidade a ser vendida) e financeiro (receita de vendas mínima) para compensar a fração das despesas e custos fixos que devem ser arcadas pelo grupo de produtos;
  • Calcule a receita total estimada pela quantidade de vendas e preço final adotado por grupo;
  • Estime a margem de contribuição total de suas vendas;
  • Simule o resultado estimado do mês (lucro ou prejuízo) e realize ajustes de preço, margem e quantidade vendida em tempo real.

Nova versão da planilha de fluxo de caixa para pequenos empreendedores

Nessa nova versão da Planilha de Fluxo de Caixa para Pequenos Empreendedores, a base de dados foi reformulada sem o uso de macros de preenchimento e é resultado da revisão de alguns pedidos de nossos visitantes, que desejavam mais liberdade para transferir seus registros de outras bases para a nossa planilha.

Enquanto preparamos uma postagem mais completa, baixe gratuitamente a nova versão ou conheça a versão anterior da planilha de fluxo de caixa.

Planilha para controle de estoque com gráficos dinâmicos

A planilha de estoque que apresentamos a seguir foi construída a partir de sugestões de vários de nossos visitantes. Ela inclui um quadro de cadastro e controle de estoque para até 1.500 produtos e duas tabelas para lançamento de até 20.000 entradas e saídas desses produtos.

Além disso, a planilha oferece quatro opções de gráficos dinâmicos importantes para a gestão do estoque, como a curva ABC do estoque, a curva ABC de vendas e o histórico de vendas mensais por descrição de itens.

Para facilitar o uso das abas da planilha e o acesso às opções de ajuda online e termos de uso, um painel de navegação inicial realiza a ligação entre cada uma das telas.

Utilizando a planilha

Antes de iniciar o uso da planilha, certifique-se ao abrir o arquivo de habilitar o recurso de macros de seu Microsoft Excel 2007 ou superior.

  1. Inicie o lançamento dos dados de novos produtos na aba de cadastro e controle. Somente após essa primeira inclusão os dados estarão disponíveis nas abas de lançamento de entradas e de saídas. As informações previstas foram as seguintes: código e descrição do item, código e nome do fornecedor, grupo, código da localização física no estoque (bastidor, estante, prateleira etc.), estoque mínimo e estoque anterior;
  2. Para cada produto informado anteriormente, efetue o lançamento de entradas (compras realizadas por produto), incluindo as informações de: data da compra, nota fiscal, preço de compra, quantidade, unidade e código do item segundo cadastro (os dados serão atualizados conforme inclusão anterior);
  3. As saídas do estoque (vendas realizadas por produto) podem ser registradas a partir dos seguintes campos: data da venda (ou perda), código do pedido, preço de venda, quantidade, unidade e código do item (os dados serão atualizados conforme inclusão inicial);
  4. Acompanhe o fluxo do estoque e seu valor financeiro atualizado a cada movimentação através da aba de cadastro e controle.

Utilizando os gráficos dinâmicos

  1. Gráfico de curva ABC por grupo de itens: serve para indicar quais grupos de itens respondem pela maior parte do valor financeiro em estoque (concentre seus esforços de vendas sobre esses itens). Defina os percentuais de agrupamento desejados ao lado do título (por padrão: A<=60%, B<=85%, C<=100%), aplique filtros de nome de grupo, fornecedor e nível do estoque, caso necessário, e clique no botão atualizar;
  2. Gráfico de curva ABC por descrição de item: semelhante ao gráfico anterior, permite busca mais detalhada por descrição. Defina os percentuais de agrupamento desejados ao lado do título (por padrão: A<=60%, B<=85%, C<=100%), aplique filtros de descrição de item, nome de grupo, fornecedor e nível do estoque, caso necessário, e clique no botão atualizar;
  3. Gráfico de curva ABC de vendas: indica os produtos mais vendidos e sua participação no total de vendas do período selecionado (o estoque dos itens mais vendidos e que geram boa parte da receita não deve esgotar). Defina os percentuais de agrupamento desejados ao lado do título (por padrão: A<=60%, B<=85%, C<=100%), aplique filtros de descrição de item, ano, trimestre, nome de grupo e fornecedor, caso necessário, e clique no botão atualizar;
  4. Histórico de vendas por descrição de itens: apresenta a quantidade de itens e o total de vendas realizadas no período. Aplique filtros de nome de grupo, fornecedor e descrição, caso necessário, e clique no botão atualizar.

Conheça também

Planejamento de carreira e metas pessoais de vida

Assim que publicamos a planilha de acompanhamento de metas pessoais e atividades profissionais, começamos a receber sugestões para montarmos uma outra planilha de planejamento de carreira ou de vida.

Reunimos algumas anotações que fizemos em palestras e juntamos ao conteúdo disponível na própria web para propor uma ferramenta simples e prática para que todo mundo possa praticar como estabelecer as próprias metas e, mais importante, como acompanhá-las e alcançá-las.

Boa parte da ciência por trás dessa planilha está registrada na postagem de acompanhamento de metas pessoais. Estamos elaborando o texto completo para postagem aqui no blog!

Utilizando a planilha

Para você que já baixou a planilha de acompanhamento, vale lembrar que a nova planilha foi concebida para complementar o uso da anterior. Sugerimos que você trabalhe com as duas planilhas, de acordo com a proposta abaixo:

  1. Primeiramente, você deverá analisar a sua vida e definir em que áreas importantes deseja melhorar. É muito provável que você até já saiba o que deve fazer, mas ainda não tenha se dado a oportunidade de refletir adequadamente sobre o tema. Utilize essa planilha de planejamento para começar essa autoavaliação;
  2. Em seguida, para cada área definida, estabeleça uma meta de vida, um horizonte que lhe ajudará a nortear as suas decisões no dia-a-dia. Defina apenas uma meta de longo prazo, uma de médio prazo e uma de curto prazo. Pronto! Durante mais ou menos um ano você não precisará atualizar muito a sua planilha;
  3. Nesse meio tempo, utilize a planilha de acompanhamento (clique para baixar) para criar e acompanhar metas mais curtas (semanais, mensais, trimestrais etc.) de forma que a combinação dessas metas levem você a conquistar sua meta de curto prazo definida no planejamento anterior.

Em breve, publicaremos o passo-a-passo completo para utilização da planilha. Por enquanto, aproveite e baixe a sua versão agora mesmo!