Aprenda como compor datas a partir dos valores separados de ano, mês e dia, utilizando a função DATA() e leve as fórmulas prontas para sua planilha.
Conheça outras operações envolvendo datas lendo como realizar as principais operações com dias entre duas datas.
A função DATA() retorna um valor numérico do tipo data a partir dos argumentos correspondentes às parcelas do ano, mês e dias componentes da data em questão. Ou seja, se você possui uma forma de especificar o ano, o mês e o dia desejados, será possível montar uma data válida a partir desses argumentos, como na fórmula abaixo, que exibirá a data 16/03/2020:
=DATA(2020;3;16)
A função DATA() retorna um valor numérico do tipo data a partir dos argumentos correspondentes às parcelas do ano, mês e dias componentes da data em questão. Ou seja, se você possui uma forma de especificar o ano, o mês e o dia desejados, será possível montar uma data válida a partir desses argumentos:
=DATA(2020;3;16)
Considere uma planilha em que o dia, o mês e o ano já estejam definidos em células separadas por linha em uma tabela.
Geralmente esse formato é obtido a partir de exportações de bases de dados de sistemas que já incluem um tratamento especial para facilitar a sua análise.
Mas você também pode ter recebido uma planilha com as datas formatadas em texto e sem separadores, como “20200316” (AAAAMMDD) e ter separado cada campo convertendo texto para colunas ou com uma das funções para extrair partes de um texto, de que já falamos por aqui.
No exemplo abaixo utilizamos a função DATA() para compor uma coluna com as datas completas, nas quais o dia, o mês e o ano de cada linha foram reunidos para formar a data correspondente:
Copie daqui e substitua as células variáveis B15 (ano), C15 (mês), D15 (dia) pelas células desejadas, observando a ordem dos argumentos (ano, mês, dia):
=DATA(B15;C15;D15)
Às vezes você pode encontrar uma planilha em que o mês e o ano já estejam definidos em células separadas e é preciso compor a data acrescentando o valor dos dias, que variam linha a linha. É o caso de uma planilha de frequência, por exemplo.
Veja abaixo um exemplo de como utilizar a função DATA() para compor uma coluna com as datas completas, na qual o ano e o mês estão fixos nas referências de células predefinidas B3 e C3:
Copie daqui e substitua a célula variável B6 (dia) e as células fixas C (ano) e B (mês) pelas células desejadas*:
=DATA(C;B;B6)
(*) Você reparou que as células fixas do ano e do mês estão com um símbolo cifrão ($) entre a letra da coluna e o número da linha? Isso instrui a planilha a fixar verticalmente essas posições quando você colar a fórmula em um intervalo vertical de células, como no exemplo acima.
A função SOMA() está implementada no Microsoft Excel e no Planilhas Google.
Clique aqui para me seguir no @reidasplanilhas! 😀
Clique em uma das redes sociais abaixo para divulgar esta planilha com amigos e familiares:
Muito obrigado! 😀
Encontre conteúdos semelhantes clicando em um dos marcadores abaixo.
Monte seu orçamento familiar mais rápido do que imagina, com um modelo facilitado para quem…
Precisando ler muito conteúdo para conseguir atingir seu objetivo? Não perca mais nenhum prazo de…
Aprenda a verificar se um determinado texto está contido em outro texto de uma célula…
Aprenda a contar a quantidade de caracteres de um texto em uma célula ou expressão…
Aprenda a verificar se um determinado padrão está contido em um texto de uma célula…
Aprenda a verificar se um determinado padrão está contido em um texto de uma célula…
This website uses cookies.