Calcule o resultado da soma dos valores de um intervalo contínuo de células apenas se as células correspondentes (do próprio intervalo ou de um intervalo paralelo) atenderem a um determinado critério, utilizando a função SOMASE().
A função SOMASE() pode realizar a soma de um intervalo contínuo de células observando se o valor da própria célula atende a um critério predefinido (maior que, menor que, igual, maior ou igual, menor ou igual a um número) ou se o valor de uma outra célula em um intervalo paralelo ao intervalo numérico contiver células que atendam ao critério.
Se você tem uma coluna com a quantidade de itens vendidos por pedido e deseja realizar a soma de itens apenas entre os pedidos com mais de 3 itens cada, você utilizará o próprio intervalo numérico como referência tanto para checar o critério quanto para realizar a soma.
Nesse caso, a função SOMASE() receberá apenas dois argumentos: o intervalo numérico e o critério.
Veja abaixo, que listamos a quantidade de itens por pedido. Aplicamos a função SOMASE() na célula D11 para descobrir o total de itens vendidos apenas entre os pedidos que incluíram mais de três itens (“>3“):
Copie daqui e substitua o endereço D3:D10 pelo intervalo desejado e o valor “>3” pelo critério que deseja somar:
=SOMASE(D3:D10;">3")
Ocorre que você pode ter um intervalo paralelo, no qual a primeira célula possui um valor correspondente à primeira célula do intervalo que deseja somar e assim por diante. Seria o equivalente a somar tudo de uma categoria, ou tudo que tivesse associado a um rótulo específico, como numa lista de compras.
Nesse caso, você utilizará a função SOMASE() em sua forma com três argumentos: o primeiro argumento para o intervalo de células com os valores (categorias) que precisarão atender ao critério no segundo argumento; e o terceiro argumento será o do intervalo que deverá ser somado quando houver correspondência.
No exemplo, listamos a quantidade de itens por pedido e acrescentamos uma categoria para associar o atributo de entrega a cada pedido. Aplicamos a função SOMASE() na célula E11 para descobrir o total de itens vendidos apenas entre os pedidos entregues, ou seja, aqueles em que a coluna E esteja marcada com um “Sim“:
Copie daqui e substitua os endereços E3:E10 e D3:D10 pelos intervalos desejados (observando que na coluna E está o intervalo com o valor “Sim” e que os valores a somar estão no intervalo da coluna D). Altere também o valor “Sim” pela categoria que deseja somar:
=SOMASE(E3:E10;"Sim"
;D3:D10
)
A função SOMASE() está implementada no Microsoft Excel e no Planilhas Google.
Clique aqui para me seguir no @reidasplanilhas! 😀
Clique em uma das redes sociais abaixo para divulgar esta planilha com amigos e familiares:
Muito obrigado! 😀
Encontre conteúdos semelhantes clicando em um dos marcadores abaixo.
Monte seu orçamento familiar mais rápido do que imagina, com um modelo facilitado para quem…
Precisando ler muito conteúdo para conseguir atingir seu objetivo? Não perca mais nenhum prazo de…
Aprenda a verificar se um determinado texto está contido em outro texto de uma célula…
Aprenda a contar a quantidade de caracteres de um texto em uma célula ou expressão…
Aprenda a verificar se um determinado padrão está contido em um texto de uma célula…
Aprenda a verificar se um determinado padrão está contido em um texto de uma célula…
This website uses cookies.