Como somar apenas os valores numéricos de um intervalo que atendam a um critério?

por Equipe do blog

Calcule o resultado da soma dos valores de um intervalo contínuo de células apenas se as células correspondentes (do próprio intervalo ou de um intervalo paralelo) atenderem a um determinado critério, utilizando a função SOMASE().

Função SOMASE([intervalo numérico]; critério)
Função SOMASE([intervalo das categorias]; critério;[intervalo a somar])

A função SOMASE() pode realizar a soma de um intervalo contínuo de células observando se o valor da própria célula atende a um critério predefinido (maior que, menor que, igual, maior ou igual, menor ou igual a um número) ou se o valor de uma outra célula em um intervalo paralelo ao intervalo numérico contiver células que atendam ao critério.

Se você tem uma coluna com a quantidade de itens vendidos por pedido e deseja realizar a soma de itens apenas entre os pedidos com mais de 3 itens cada, você utilizará o próprio intervalo numérico como referência tanto para checar o critério quanto para realizar a soma.

Nesse caso, a função SOMASE() receberá apenas dois argumentos: o intervalo numérico e o critério.

Veja abaixo, que listamos a quantidade de itens por pedido. Aplicamos a função SOMASE() na célula D11 para descobrir o total de itens vendidos apenas entre os pedidos que incluíram mais de três itens (“>3“):

Copie daqui e substitua o endereço D3:D10 pelo intervalo desejado e o valor “>3” pelo critério que deseja somar:

=SOMASE(D3:D10;">3")

Ocorre que você pode ter um intervalo paralelo, no qual a primeira célula possui um valor correspondente à primeira célula do intervalo que deseja somar e assim por diante. Seria o equivalente a somar tudo de uma categoria, ou tudo que tivesse associado a um rótulo específico, como numa lista de compras.

Nesse caso, você utilizará a função SOMASE() em sua forma com três argumentos: o primeiro argumento para o intervalo de células com os valores (categorias) que precisarão atender ao critério no segundo argumento; e o terceiro argumento será o do intervalo que deverá ser somado quando houver correspondência.

No exemplo, listamos a quantidade de itens por pedido e acrescentamos uma categoria para associar o atributo de entrega a cada pedido. Aplicamos a função SOMASE() na célula E11 para descobrir o total de itens vendidos apenas entre os pedidos entregues, ou seja, aqueles em que a coluna E esteja marcada com um “Sim“:

Copie daqui e substitua os endereços E3:E10 e D3:D10 pelos intervalos desejados (observando que na coluna E está o intervalo com o valor “Sim” e que os valores a somar estão no intervalo da coluna D). Altere também o valor “Sim” pela categoria que deseja somar:

=SOMASE(E3:E10;"Sim";D3:D10)

Disponibilidade nos editores de planilha

A função SOMASE() está implementada no Microsoft Excel e no Planilhas Google.

RETRIBUA COMO PUDER

Você tem Instagram?

Clique aqui para me seguir no @reidasplanilhas! 😀

Compartilhe com seus contatos

Clique em uma das redes sociais abaixo para divulgar esta planilha com amigos e familiares:

Muito obrigado! 😀

Lista de marcadores

Encontre conteúdos semelhantes clicando em um dos marcadores abaixo.

Quem gostou, também leu...

Nosso blog necessita utilizar cookies para aprimorar a sua experiência e monetizar nosso conteúdo. Aceitar Saiba mais