Como arredondar um resultado numérico para baixo?

por Equipe do blog

Aprenda a arredondar o resultado de uma divisão não exata para o maior número imediatamente inferior e com a quantidade de casas decimais desejada, utilizando a função ARREDONDAR.PARA.BAIXO().

Conheça as outras funções matemáticas de arredondamento numérico clicando aqui.

Utilizando a função ARREDONDAR.PARA.BAIXO(número;casas_decimais)

A função ARREDONDAR.PARA.BAIXO() aproxima um valor numérico qualquer para o maior número com a quantidade de casas decimais desejada e que seja igual ou imediatamente inferior ao valor original. Para utilizá-la, você precisa informar primeiramente o valor numérico que deve ser arredondado, seguido da quantidade de casas decimais desejada.

O resultado da divisão de 80 cm por 3 é um número com infinitas casas decimais (26,66666666666666666… uma dízima periódica). Aplicando a fórmula abaixo, com duas casas decimais, você irá obter o resultado 26,66 cm, que já é uma aproximação precisa o suficiente se estiver trabalhando, por exemplo, com a unidade centímetros em seus cálculos:

=ARREDONDAR.PARA.BAIXO(80/3;2)

Veja num outro exemplo abaixo que associamos alguns colaboradores a determinados projetos. Cada colaborador tem uma carga horária diária e um total de horas que precisará cumprir nos projetos propostos.

A divisão simples do total de horas de envolvimento no projeto (coluna D) pelo número de horas trabalhadas diariamente (coluna E) de cada colaborador resultará na quantidade de dias úteis necessários para conclusão das atividades atribuídas a cada pessoa nos respectivos projetos.

Observe na coluna F o resultado de cada divisão, sem aproximação de casas decimais.

Imagine agora que os projetos são fora da cidade de domicílio dos colaboradores e que um gerente de Recursos Humanos desejasse calcular a quantidade de diárias de hotel necessárias por colaborador, considerando apenas os dias completos em que determinada etapa do projeto seria entregue.

Bastaria aproximar o prazo do inteiro igual ou imediatamente inferior ao resultado da divisão.

Nesse caso, ele poderia aplicar a função ARREDONDAR.PARA.BAIXO() para arredondar os resultados na coluna F da imagem anterior, zerando a quantidade de casas decimais necessárias, como no exemplo abaixo:

Copie daqui e substitua as células D15 e E15 pelas células desejadas e o número 0, pela quantidade de casas decimais adequadas ao seu cálculo:

=ARREDONDAR.PARA.BAIXO(D15/E15;0)

Disponibilidade nos editores de planilha

A função ARREDONDAR.PARA.BAIXO() está implementada no Microsoft Excel e no Planilhas Google.

RETRIBUA COMO PUDER

Você tem Instagram?

Clique aqui para me seguir no @reidasplanilhas! 😀

Compartilhe com seus contatos

Clique em uma das redes sociais abaixo para divulgar esta planilha com amigos e familiares:

Muito obrigado! 😀

Lista de marcadores

Encontre conteúdos semelhantes clicando em um dos marcadores abaixo.

Quem gostou, também leu...

Nosso blog necessita utilizar cookies para aprimorar a sua experiência e monetizar nosso conteúdo. Acreditamos que você não veja problemas nisso, mas você pode optar por sair se desejar. Aceitar Saiba mais