Como alternar o valor de uma célula de acordo com mais de um critério?

por Equipe do blog

Você já utiliza a função SE() para avaliar um determinado critério e retornar valores distintos de acordo com o resultado do teste, mas agora deseja tratar mais de um critério simultaneamente, podendo retornar ou não mais resultados predefinidos, o que possivelmente tornará seus testes lógicos mais complexos.

Aprenda a montar essas fórmulas a seguir.

Considere mais de um critério com as funções E() e OU()

Seus testes lógicos podem precisar considerar mais de uma expressão. Em alguns casos, bastará que um critério seja atendido dentre vários outros para que sua fórmula retorne o valor_se_verdadeiro. Em outras situações, você exigirá que todos os critérios sejam atendidos ou, então, seja exibido o valor_se_falso.

Veja abaixo um exemplo de como utilizar a função OU(). Apresentamos os nomes dos candidatos, o total de acertos e erros em uma avaliação. A regra para a pontuação é: se o candidato acertou menos de 3 vezes a quantidade de erros ou tirou abaixo de 10, sua pontuação será a metade dos acertos. Nos demais casos, a pontuação é o número de acertos.

Copie a fórmula e adapte os critérios conforme sua necessidade:

=SE(OU(C3<10;C3<3*D3);C3/2;C3)

Agora, veja outro exemplo com a função E(). Para ser matriculado na Turma A, o candidato não pode ter escolhido o turno da noite e precisa ter obtido ao menos 10 pontos na avaliação. Nos demais casos, o candidato é matriculado na Turma B.

Copie a fórmula e adapte os critérios conforme sua necessidade:

=SE(E(D14<>"NOITE";C14>=10); "TURMA A"; "TURMA B")

Observe que a quantidade de critérios considerados (testes lógicos) não alterou a quantidade de resultados alternativos (valor_se_verdadeiro e valor_se_falso). No entanto, se você precisar, poderá alternar mais do que dois resultados utilizando a função SE() aninhada.

Disponibilidade nos editores de planilha

As funções E() e OU() estão implementadas no Microsoft Excel e no Planilhas Google.

RETRIBUA COMO PUDER

Você tem Instagram?

Clique aqui para me seguir no @reidasplanilhas! 😀

Faça uma doação em ambiente seguro

Valorizamos muito pequenas contribuições de até R$ 10,00. Elas são uma ótima maneira de registrar o seu apoio e não comprometem o seu orçamento. Pague-me um cafezinho! 😉

Clique no botão azul, para fazer uma doação:

Compartilhe com seus contatos

Clique em uma das redes sociais abaixo para divulgar esta planilha com amigos e familiares:

Muito obrigado! 😀

Lista de marcadores

Encontre conteúdos semelhantes clicando em um dos marcadores abaixo.

Quem gostou, também leu...

Nosso blog necessita utilizar cookies para aprimorar a sua experiência e monetizar nosso conteúdo. Acreditamos que você não veja problemas nisso, mas você pode optar por sair se desejar. Aceitar Saiba mais