Como contar quantas células de um intervalo são numéricas?

por Equipe do blog

Aprenda a contar a quantidade de células numéricas em um intervalo contínuo ou em seleção de células não adjacentes, utilizando a função CONT.NÚM().

Função CONT.NÚM(valor 1;[valor 2];…)

A função CONT.NÚM() retorna a quantidade de células numéricas em uma seleção, seja ela composta de células avulsas (não adjacentes) ou intervalos contínuos de células.

Vale combinar matrizes (intervalos com mais de uma linha e coluna), intervalos contínuos ou não, células avulsas, inclusive com valores fixos predeterminados:

=CONT.NÚM(B2:B31;E2:G5;C3;D3;H5;50;60;"Sim")

Se você dispõe de uma tabela com as notas de avaliação de desempenho de seus colaboradores entre as células B2 e B31 (intervalo B2:B31), por exemplo, pode totalizar a quantidade de pessoas com notas de avaliação já definidas utilizando na célula C2 a fórmula =CONT.NÚM(B2:B31).

Veja o exemplo da tabela de médias finais de alunos de uma determinada disciplina, abaixo. As médias finais foram calculadas para quem não tinha pendência da avaliação de 2ª unidade (AV2). Aplicamos a função CONT.NÚM() na célula D11 para descobrir o total de alunos com média calculada até o momento:

Copie daqui e substitua o intervalo D3:D10 pelas células desejadas, podendo estar dispostas em intervalos contínuos ou não:

=CONT.NÚM(D3:D10)

Disponibilidade nos editores de planilha

A função CONT.NÚM() está implementada no Microsoft Excel e no Planilhas Google.

RETRIBUA COMO PUDER

Você tem Instagram?

Clique aqui para me seguir no @reidasplanilhas! 😀

Compartilhe com seus contatos

Clique em uma das redes sociais abaixo para divulgar esta planilha com amigos e familiares:

Muito obrigado! 😀

Lista de marcadores

Encontre conteúdos semelhantes clicando em um dos marcadores abaixo.

Quem gostou, também leu...

Nosso blog necessita utilizar cookies para aprimorar a sua experiência e monetizar nosso conteúdo. Acreditamos que você não veja problemas nisso, mas você pode optar por sair se desejar. Aceitar Saiba mais