Como calcular o bimestre, trimestre, quadrimestre ou semestre de uma data?

por Equipe do blog

Você já deve saber que a função MÊS() retorna o número do mês correspondente a uma data, onde janeiro é o mês 1 e dezembro é o mês 12. Senão, leia também como realizar as principais operações com dias entre duas datas.

Veja agora como utilizar essa função combinada com a função INT() ou mesmo a função SE() para associar um bimestre, trimestre, quadrimestre ou semestre a uma data qualquer em sua planilha.

Função INT(valor numérico)

A função INT() extrai a parte inteira de um número qualquer, ou seja, ela retorna o inteiro mais próximo e imediatamente abaixo de um número decimal ou retorna o próprio número, se ele já for um inteiro.

Se você tem o número 9,99999 e aplica a função INT(), receberá o resultado 9. Para extrair a parte inteira da célula B2, a fórmula seria essa:

=INT(B2)

Sim! Essa função é equivalente a utilizar a função ARREDONDAR.PARA.BAIXO() com zero casas decimais no argumento.

=ARREDONDAR.PARA.BAIXO(B2;0)

Associando bimestres, trimestres, quadrimestres e semestres

Agrupe os eventos e indicadores do ano em bimestres, trimestres, quadrimestres e semestres, utilizando as fórmulas prontas que apresentaremos aqui:

FAÇA EM 1 MINUTO!

RETRIBUA COMO PUDER

Você tem Instagram?

Clique aqui para me seguir no @reidasplanilhas! 😀

Compartilhe com seus contatos

Clique em uma das redes sociais abaixo para divulgar esta planilha com amigos e familiares:

Muito obrigado! 😀

Lista de marcadores

Encontre conteúdos semelhantes clicando em um dos marcadores abaixo.

Quem gostou, também leu...

Nosso blog necessita utilizar cookies para aprimorar a sua experiência e monetizar nosso conteúdo. Acreditamos que você não veja problemas nisso, mas você pode optar por sair se desejar. Aceitar Saiba mais