Como calcular a idade de uma pessoa?

por Equipe do blog

Para calcular a idade atualizada em anos de uma pessoa a partir de sua data de nascimento, temos mais de uma fórmula disponível, a depender do grau de precisão desejado.

Uma possibilidade é utilizarmos as funções HOJE(), DIA(), MÊS(), ANO() e DATA().

Se a data de nascimento estiver em uma célula determinada, você pode utilizar a fórmula a seguir para chegar à idade correspondente:

Interpretação da fórmula acima: a regra geral é subtrair o ano de nascimento do ano atual. Porém, se a data de hoje for anterior ao aniversário deste ano, a pessoa ainda não chegou a completar o último ano, então é preciso abater um ano da idade calculada pela regra geral.

Copie daqui e troque o endereço C6 pela célula ou valor fixo desejado:

=ANO(HOJE())-ANO(C6)+SE(HOJE()<DATA(ANO(HOJE());MÊS(C6);DIA(C6));-1;0)

Fórmulas alternativas

Não precisa de uma aproximação tão exata? Então, há outras formas de calcular também. Você pode apenas calcular a diferença em dias entre as datas de hoje e do nascimento da pessoa. Em seguida, dividir pelo coeficiente de anualidade (=365,25), com ou sem uma função adicional para arredondamento do resultado:

Copie daqui e troque os endereços C15, C16 e C17 conforme necessidade:

=(HOJE()-C15+1)/365,25
=ARREDONDAR.PARA.BAIXO((HOJE()-C16+1)/365,25;0)
=QUOCIENTE((HOJE()-C17+1);365,25)

Observação sobre arredondamentos

Nas alternativas acima, utilizamos as fórmulas ARRENDONDAR.PARA.BAIXO() e QUOCIENTE() para forçar o arredondamento de anos completos (número inteiro) quando dividimos pelo decimal 365,25. A cada quatro anos seguidos, esses 0,25 extras representam aquele dia a mais de um ano bissexto.

Quando não utilizamos função de arredondamento, a formatação numérica de casas decimais manterá o valor original (por exemplo: 49,8) mas exibirá o inteiro mais próximo do número decimal (ou seja, 50). Assim, decorridos os primeiros seis meses (>0,5 anos) da data do último aniversário, a idade será formatada visualmente para cima antes do tempo.

Outro detalhe é que, no exemplo, a idade de João é de 49,8 anos. Ou seja, 49 anos e 10 meses (=0,8 x 12 meses) aproximadamente. Isso porque os 0,8 além dos 49 anos se convertido para meses precisa ser multiplicado por 12, totalizando 10 meses.

RETRIBUA COMO PUDER

Você tem Instagram?

Clique aqui para me seguir no @reidasplanilhas! 😀

Faça uma doação em ambiente seguro

Valorizamos muito pequenas contribuições de até R$ 10,00. Elas são uma ótima maneira de registrar o seu apoio e não comprometem o seu orçamento. Pague-me um cafezinho! 😉

Clique no botão azul, para fazer uma doação:

Compartilhe com seus contatos

Clique em uma das redes sociais abaixo para divulgar esta planilha com amigos e familiares:

Muito obrigado! 😀

Lista de marcadores

Encontre conteúdos semelhantes clicando em um dos marcadores abaixo.

Quem gostou, também leu...

Nosso blog necessita utilizar cookies para aprimorar a sua experiência e monetizar nosso conteúdo. Acreditamos que você não veja problemas nisso, mas você pode optar por sair se desejar. Aceitar Saiba mais