Como avaliar se pelo menos uma das expressões lógicas é verdadeira?

por Equipe do blog

Função OU(teste_lógico 1;[teste_lógico 2];…)

A função OU() verifica se pelo menos um dos testes lógicos (lógico 1, lógico 2 etc.) incluídos é verdadeiro ou não. Se ao menos um deles for verdadeiro, a função retornará VERDADEIRO. Apenas quando todos são falsos, a função retornará FALSO.

Ou seja, OU(1>2;4>8;5<=5) retornará VERDADEIRO, pois apesar de 1>2 e 4>8 retornarem FALSO, 5<=5 retorna VERDADEIRO e é suficiente atender a apenas um critério para que a função retorne VERDADEIRO. Como era de se esperar, OU(2<0;1<>1) retornará FALSO, pois tanto 2>0 quanto 1<>1 retornam FALSO.

Bom, vamos acompanhar a planilha representada abaixo, cuja coluna lista será criada segundo os seguintes critérios: o número de inscrição precisa ser menor ou igual a 100 ou a idade ser maior ou igual que 65 anos. Utilizaremos OK para quem atender a qualquer dos critérios e “” (caractere vazio) para os demais:

Copie aqui a fórmula e adapte os critérios conforme necessidade:

=SE(OU(B3<=100;D3>=65);"OK";"")

Disponibilidade nos editores de planilha

A função OU() está implementada no Microsoft Excel e no Planilhas Google.

RETRIBUA COMO PUDER

Você tem Instagram?

Clique aqui para me seguir no @reidasplanilhas! 😀

Faça uma doação em ambiente seguro

Valorizamos muito pequenas contribuições de até R$ 10,00. Elas são uma ótima maneira de registrar o seu apoio e não comprometem o seu orçamento. Pague-me um cafezinho! 😉

Clique no botão azul, para fazer uma doação:

Compartilhe com seus contatos

Clique em uma das redes sociais abaixo para divulgar esta planilha com amigos e familiares:

Muito obrigado! 😀

Lista de marcadores

Encontre conteúdos semelhantes clicando em um dos marcadores abaixo.

Quem gostou, também leu...

Nosso blog necessita utilizar cookies para aprimorar a sua experiência e monetizar nosso conteúdo. Acreditamos que você não veja problemas nisso, mas você pode optar por sair se desejar. Aceitar Saiba mais